Páginas

27 janeiro 2014

Início ou Como surgiu o blog.

Olá.
 Eu preciso  confessar: Eu sou uma viciada.
Sou viciada em letras, frases, parágrafos, páginas,capítulos, livros. Sou viciada em leitura. Em qualquer língua. Em qualquer formato. Meu vício me leva a lugares, situações e épocas que me alimentam. Saciam a ânsia de saber, conhecer, participar.Seja uma vampira, uma guerreira, uma policial, uma duquesa, uma fada, vivo várias vidas em uma. Vidas que unidas me tornam única.
Como toda viciada em leitura, a primeira fase do meu vício era  o sonho de ter uma biblioteca gigantesca, um Pathernon de livros, quem sabe um Maracanã? Tenho construído  esse sonho exaustivamente (tanto para o corpo, como para o bolso). Porém, só ter não me satisfaz mais, o que adianta ter e não ler? Não ter acesso as palavras impressas nas páginas, não me tornar amiga dos que ali habitam, não conhecer suas histórias?
Refletindo nisso, resolvi perguntar a minha estante, o Skoob: Quantos livros eu tenho? e desses quantos eu li? Pois, nem eu sei...
a 'cachoeira' de livros da artista espanhola Alicia Martin. em Madri, Espanha. Mais ou menos como meu quarto
Cheguei a vergonhosa marca de 508 livros na estante e desses eu li  poucos, muito poucos.
Eu sei que esse é um problema por que passa todo viciado, são as promoções, as indicações, aquelas capas bonitas, aquelas continuações de série...Acumulamos sim e nem sempre lemos o que temos. Às vezes vamos a biblioteca, às vezes pedimos emprestado, entramos em desafios para desafogar a estante e compramos mais e pedimos mais e mais. .Mas isso tem que uma pausa -nunca um fim- afinal, livros são para ser lidos, para serem movidos, vividos e não para servirem de enfeite.
Baseada nessa nova ideia e tendo como inspiração o blog do meu amigo Jardel, o  Um Livro por Vez., resolvi criar o Caldeirão Literário.
Aqui, neste espaço vou falar sobre todos as palavras que interessam-me, juntando todos os estilos literários e mostrando a vocês a explosão de ideias que surgem na minha mente e que nem sempre eu tenho oportunidade de comentar.
E é isso a que destina-se o blog, mostrar o conteúdo da minha estante, das palavras que escolhi para estarem ali,das histórias e personagens que estão aguardando uma chance para serem descobertos e  que gritam : Nos olhe !

Para que isso dê certo, resolvi criar alguns parametros que irão me  guiar  nesta aventura:


- Meta inicial: Ler 10% da estante não lida.Isso significa hoje,  51 livros.
-A meta será reavaliada a cada novo cumprimento total, podendo ser aumentada, nunca diminuída.
- Novas compras só serão aceitas após o cumprimento da metade da meta.(Um estímulo)
-A cada 5 livros lidos, ganho o bônus de uma compra de um livro novo.
-As compras deverão ser guiadas pelos livros desejados e não pelas promoções.
-Todos os livros adquiridos ou ganhos entram na meta.Livros emprestados deverão ser lidos, mas não contam para cumprimento da meta.
-Situações ou eventos especiais serão vez ou outra permitidos, mas o total adquirido será descontado da possibilidade de novas compras.
-O blog será mantido para que todas as leituras emprestadas ou próprias sejam concluídas, sem que haja pressa para novas compras.
-As leituras para os desafios que estou participando  contam como livros da meta.
-Cada leitura será comentada em um post próprio.

Esse é o meu desafio. Venha me acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-me o que achou.