Páginas

27 janeiro 2014

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível.



Não ser Invisível.




 Edição: 2
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Ano: 2012
Páginas: 224
Tradutor: Ryta Vinagre



Sinopse - As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, As vantagens de ser invisível – que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco – acaba de ganhar nova reimpressão pela Rocco. Livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky, o romance, que vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, está de volta ao topo do ranking do The New York Times impulsionado pela adaptação para a telona.


Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.



As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.



Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Charlie é um garoto de 15 anos que tem problemas comportamentais desde que sua tia Helen morreu em um acidente de carro. Ele tem uma típica família americana, pai, mãe uma irmã mais velha e um irmão na faculdade que joga futebol americano. Charlie também não tem amigos, o único que tinha, se suicidou no ano anterior. Sozinho, Charlie vai enfrentar o primeiro dia como calouro no que seria aqui o primeiro ano do ensino médio.
Além de não conhecer ninguém, Charlie é tímido e introvertido e costuma passar seus intervalos sempre sozinho com um livro que é indicado pelo seu professor de literatura, que observa em Charlie uma grande capacidade e o incentiva a ler mais, a estudar mais e a participar.
O sonho de Charlie é ser escritor e se sentindo solitário,  começa a escrever cartas a uma pessoa anônima contando seus dias,em anonimato, os nomes são trocados e o leitor não sabe quem ele é, apenas recebe as cartas.
Um dia tentando se integrar, Charlie vai assistir um jogo de futebol de sua escola e encontra Patrick, um veterano que está em sua aula de trabalhos manuais e lá conhece Sam, a meia irmã de Patrick. A partir daí, os três formam uma amizade e Charlie vai passando por todas as primeiras experiências da adolescência, o primeiro beijo, o primeiro porre, a primeira festa... e tudo vai sendo relatado por cartas ao leitor anônimo a quem Charlie vai contando seu cotidiano.
No final do livro, os motivos de Charlie ter esse desvio comportamental são descobertos e todas as experiências pelas quais ele passa o transformam em uma outra pessoa.
A estrutura do livro é feita pelas cartas que Charlie escreve onde ele sempre mostra seus sentimentos relativos as experiências que vai tendo, o que torna o livro genial e de fácil leitura.
No início do texto eu achei que Charlie era muito infantil para os seus 15 anos, mas ao longo dele, fui percebendo que essa "infantilidade" é só uma amostra desse desvio.
Os livros que são dados ao Charlie para leitura por seu professor e que o ajudam a formar uma nova personalidade são excelentes, assim como as músicas e os filmes citados no livro.
Eu gostei de Charlie, de sua inocência e do modo como ele vai observado e contando a sua história mas acabei gostando mais de alguns dos personagens coadjuvantes como Patrick,que me chamaram mais atenção do que o próprio Charlie.
Pautado nos dramas adolescentes,na amizade e nas primeiras experiências, o livro me deixou nostálgica, lembrando de quando eu era caloura no primeiro ano, que eu não conhecia ninguém porque troquei de colégio, e senti saudades das minhas primeiras experiências.
Recheado de frases impactantes e que nos fazem pensar, As vantagens de ser invisível no geral, é um bom livro, não que seja extremamente emocionante ou o melhor que tenha lido, mas com certeza vale a leitura.
A mensagem do livro é participe, reaja e não seja um mero observador.

Sobre o filme, eu achei ótimo, muito parecido com o livro, acho que ele define melhor a personalidade do Charlie, além do elenco jovem está trabalhando muito bem, com destaque para Ezra Miller, como Patrick.
Foi um dos filmes que gostei mais do que o livro.

"Eu sei que tudo isso serão apenas histórias algum dia. E nossas fotos se tornarão velhas fotografias. E todos nós nos tornaremos mãe ou pai de alguém. Mas agora, exatamente agora, esses momentos não são histórias. Está acontecendo. Eu posso ver. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos."
Livro lido e resenhado para o Desafio Literário:



Avaliação: 3/5 

E vocês? viram o filme? leram o livro? o que acharam? Contem-me.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-me o que achou.